IX Congresso Internacional de Gerontologia da USP

I Seminário do Bacharelado em Gerontologia

VI Simpósio de Pós-Graduação em Gerontologia da USP

IX Congresso Internacional de Gerontologia da Universidade de São Paulo.

Assim, espera-se realizar um evento acadêmico científico na área da gerontologia, com a oportunidade de trocar experiências e disponibilizar aos Congressistas conteúdos relevantes e inéditos na área de ensino, pesquisa e extensão, dessas temáticas tão importantes, embora pouco discutidas e fundamentadas.

O Congresso ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro de 2024 em formato presencial. Espera-se 400 participantes presenciais, estudantes, profissionais que atuam na área do envelhecimento, participantes da USP 60+ e pesquisadores.

Local do Evento

Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Rua Arlindo Béttio, 1000, Vila Guaraciaba, São Paulo - SP

Palestrantes

Sobre a Gerontologia

A Gerontologia é a ciência que estuda de maneira multi e interdisciplinar o processo de envelhecimento em suas dimensões biológica, psicológica e social. Busca compreender as experiências de velhice e envelhecimento em diferentes contextos socioculturais e históricos, abrangendo aspectos do envelhecimento normal e patológico. Investiga o potencial de desenvolvimento humano associado ao curso de vida e ao processo de envelhecimento.

Graduação em Gerontologia

No Brasil, a Gerontologia se constitui enquanto graduação em 2005, sendo oferecida pioneiramente pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH|USP). No ano de 2008 o bacharelado em Gerontologia também passa a ser oferecido na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O objetivo dos cursos de graduação em Gerontologia é formar um profissional generalista, com uma visão interdisciplinar e integrada, capaz de compreender o envelhecimento humano e seus determinantes biológicos, psicológicos e sociais, pautando-se em preceitos éticos e científicos.

A Gerontologia Frente os Desafios do Envelhecimento

O aumento da expectativa de vida ou a esperança de vida ao nascer, a diminuição da natalidade e o acelerado processo de envelhecimento da população brasileira têm preocupado cada vez mais cientistas, intelectuais e formuladores de políticas públicas. Estima-se que em 2050 um quarto da população mundial será composta por idosos, o que equivalerá a 2 bilhões de habitantes.

Ao contrário dos países desenvolvidos, o aumento da população idosa nos países em desenvolvimento, como o Brasil, é acompanhado por necessidades sociais e de saúde como: analfabetismo, pobreza, elevada projeção de doenças crônicas, pouco acesso aos serviços sociais e de saúde, número insuficiente de programas para a população idosa, e ausência de políticas voltadas para a prevenção e promoção de saúde que considere o curso de vida.

O desafio da Gerontologia como um campo de estudos e de atuação profissional concentra-se em garantir que a velhice e o processo de envelhecimento sejam processos orientados e bem-assistidos. Torna-se imprescindível que o aumento da expectativa de vida seja acompanhado por ganhos na qualidade de vida, satisfação e bem-estar.

O Gerontólogo

O Gerontólogo é um profissional generalista, com conhecimento teórico sobre os aspectos biopsicossociais envolvidos no processo de envelhecimento. Este profissional está capacitado para compreender, criar, planejar, desenvolver e avaliar formas de apoio ao idoso, seus cuidadores familiares e ações de promoção do envelhecimento saudável.

  • Gestão de casos: com atuação individual ou integrando a equipe multiprofissional, o gerontólogo fornece uma visão generalista e integral sobre o processo de cuidado, preocupando-se com os aspectos biopsicossociais envolvidos e com a promoção da qualidade de vida e bem estar.
  • Gestão organizacional: em instituições que prestam serviços à população idosa e voltados para a promoção do envelhecimento ativo.
  • Gestão de programas e projetos: planejando e/ou acompanhando ações voltados para a linha de cuidado e/ou para a promoção do envelhecimento ativo.
  • Socioeducação: atua na educação permanente de profissionais e na educação de cuidadores. Pode atuar com diferentes grupos etários na construção de conhecimento sobre o processo de envelhecimento e na valorização da pessoa idosa.

Fonte: Associação Brasileira de Gerontologia

Comissão Organizadora

Presidência do Congresso

Prof. Dr. Miguel Garay - Presidente

Profa. Dra. Rosa Chubaci - Vice-Presidente


Comissão Espaço Bem-estar e Saúde

Profa. Dra. Beatriz Gutierrez

Carla de Cilio

Cleonilde Oliveira

Eloa Silva Lira

Marcia Oliveira

Rayssa Morgado Sousa

Sâniele Souza Almeida de Aguiar Campello

Terezinha Kuriqui


Comissão Científica

Profa. Dra. Beatriz Gutierrez

Bianca Batista Silva

Carla de Cillo

Gabriela Dimani Nacimben

Gilciney Andrade Rabello

Hebeka Haruna Shioya Martins

Jamil Oliveira Leite

João Valentini Neto

Sabrina Aparecida da Silva

Profa. Dra. Thaís Bento

Thiago Costa Florentino

Wellington Lourenco


Comissão de Coffee Break

Ana Mazolini

Profa. Dra. Beatriz Gutierrez

Cleonilde Oliveira

Daniel Pereira de Sousa

Daniela Santos Coelho

Lais de Almeida Souza

Taina Costa Nonato

Valeria de Oliveira Martins

Sâniele Souza Almeida de Aguiar Campello


Comissão Comunicação e Divulgação

Andrea Montes

Munique Lopes Bacanieski Pereira

Sabrina Aparecida da Silva


Comissão Financeira

Lídia Ikuta

Profa. Dra. Rosa Chubaci


Comissão de Patrocinadores

Cleonilde Oliveira

João Valentini Neto

Marta Cristina da Silva

Profa. Dra. Thaís Bento


Comissão de Plateia e Palco

Profa. Dra. Marisa Accioly

Prof. Dr. Miguel Garay

Betsabe Aparecida Jorge Ylla

Bruna Cristina Pestana

Daniel Pereira de Sousa

Gabriela Cabral Paciencia

Giovanna Benchaya Reis

Izabelly de Lana Ramos

Katry Davis

Larissa Januario de Oliveira

Luise Rainone Golino

Marcela Rodrigues de Albuquerque

Sandra Harumi Nonaka

Tainá Maurício Lopes

Vanessa Di Gregório Morais

Vitória Gonçalves


Comissão de RH

Beatriz Bagli Moreira

Bruna Cristina Pestana

Giovanna Reis

Nathalia Kubo Barboza

Sandra Harumi Nonaka


Comissão de Expositores

Andrea Montes

Cleonilde Oliveira

Daniela Krause


No Congresso Internacional de Gerontologia da EACH-USP, os participantes não terão acesso ao Restaurante Universotário (bandejão). No entanto, há duas lanchonetes no campus oferecendo salgados e almoços.

Recomenda-se que tragam lanches de casa para evitar filas e garantir uma experiência mais eficiente e personalizada durante o evento.

A organização busca assegurar conforto e conveniência para todos os participantes, agradecendo pela compreensão e cooperação.

Realização:

Apoio:
2024. Congresso de Gerontologia da USP. Todos os direitos reservados